Alugue um carro
Alugue um carro aqui

Dicas de viagem 2018: Conheça a Rota do Lagarto no Espírito Santo

O que fazer no Espírito Santo? Além das praias paradisíacas, a região serrana do estado capixaba oferece opções mais tranquilas, próximas à natureza e com paisagens de tirar o fôlego.

Nas Montanhas Capixabas, há 100km de Vitória, fica a Rota do Lagarto: uma estradinha serpenteante, com cerca de 7km de extensão que cruza o Parque Estadual da Pedra Azul por montanhas cobertas por uma natureza pujante, ligando a BR-262 à rodovia ES-164.

É lá que encontramos a famosa Pedra Azul, uma grande rocha que se destaca por duas características: a forma como vai mudando de cor ao longo do dia, dependendo da incidência de luz, e uma formação esculpida pela natureza que remete à figura de um lagarto escalando a pedra. Daí o nome: "Rota do Lagarto".

  

Embora seja um trecho curto que pode ser percorrido de carro em cerca de 20 minutos, esse tempo definitivamente não deve ser cumprido. O ideal é demorar bastante! Repleta de pontos de parada, a Rota do Lagarto oferece aos seus visitantes uma paisagem deslumbrante, que muda ao longo do dia e que se pode apreciar a partir de mirantes, cafés, pousadas e diversos pontos de recreação, ou seja: o que conta é aproveitar o caminho, não apenas o destino final.

O clima montanhoso e bucólico costuma atrair mais visitantes durante o inverno, quando o Parque Estadual da Pedra Azul chega a registrar mais de 500 pessoas por fim de semana, mas também oferece vantagens para quem deseja se refugiar do calor passando a temporada à sombra das árvores, aproveitando banhos de rio ou mergulhando nas piscinas dos hotéis e pousadas da região para fugir do movimento das praias capixabas.

A região oferece atividades e atrações para todos os gostos: desde trilhas pela natureza até passeios a cavalo, passando pela degustação dos famosos cafés das montanhas capixabas ou à escalada da Pedra Azul.

 

Os amantes de gastronomia e arquitetura também se sentirão animados com a viagem: a influência da colonização europeia se manifesta em construções charmosas, de decoração rústica, mas elegante e opções gastronômicas para todos os gostos.

Seja qual for a sua pedida: uma viagem romântica de uma semana ou um passeio de dois dias com a família toda, a Rota do Lagarto vai te receber muito bem.

Programe o seu roteiro com antecedência, incluindo a reserva do seu carro com a gente e vamos juntos curtir mais essa viagem ;)