Alugue um carro
Alugue um carro aqui

O que fazer na Serra Gaúcha 2018: pontos turísticos e roteiros curtos

Aqui no blog já falamos sobre Gramado, a cidade mais conhecida da Serra Gaúcha. Mas, e se a gente te contar que existem muito outros lugares incríveis para conhecer no extremo sul brasileiro? Acompanhe:

Para começar essa trip, desembarque no Aeroporto Internacional de Porto Alegre, e pegue as rodovias RS-020 e RS-115 até São José dos Ausentes. O município é o mais alto da região, ou seja: vá bem preparado para o frio.

Você vai se sentir um típico fazendeiro por lá. Isso porque as hospedagens são feitas em fazendas da região e, cuidar dos animais, e ao fim da tarde ouvir histórias regadas a pinhão e chimarrão. Mas tem aventura também! O Monte Negro é o cartão postal da cidade, e tem 1403m de altitude, com uma vista incrível.

Saindo de lá, pegue a BR-285 por 59km e passe pela cidade de Bom Jesus para conhecer a Cachoeira da Ferradura, que é bem famosa por seus 40 metros de extensão. Não vai dar pra aproveitar as águas congelantes, mas com certeza garante mais uma bela paisagem na sua bagagem.

E por falar em cachoeira, a cidade de São Francisco de Paula, que fica a 174km de Bom Jesus, abriga o Parque das Oito Cachoeiras, uma ótima pedida para quem visita a cidade com amigos. Além delas - entre elas a das Gêmeas Gigantes com 98 metros de altura - existem dezenas de cascatas. E é você quem escolhe o quanto vai aproveitar esse passeio: são várias opções de roteiros para a trilha, de acordo com o nível de dificuldade, e dá até pra acampar no local.

Ah! Se a pegada da viagem é descanso, vale conhecer o cartão postal da cidade também: o Lago São Bernardo, que fica há menos de 1km do Parque.

 

Continuando a viagem, é hora de conhecer Antônio Prado, cidade com o maior conjunto arquitetônico da colonização italiana no país. Para quem gosta de história e arquitetura, essa é realmente uma parada obrigatória. São 48 edifícios construídos no início do século XX, como a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Casa da Neni, o Antigo Hotel dos Viajantes e a Casa e Farmácia Palombini. Fora isso, você vive uma experiência quase 100% italiana, aproveitando a culinária típica e conhecendo os moradores, que por vezes conversam na língua estrangeira.

Para chegar lá, pegue a Rodovia Rota do Sol e RS-122 ou BR-453 e BR-116 por 136km até o município.

Saindo da Itália, que tal dar uma volta pela “Alemanha”? A aproximadamente 86km de Antônio Prado, fica Nova Petrópolis, uma pequena e simpática cidade que conta com o famoso café colonial espalhado por vários endereços.

No centro da cidade há algumas opções de lazer, como caminhar até o miolo do Labirinto Verde na praça, ir ao Parque Aldeia do Imigrante que possui construções em estilo enxaimel e reproduzem uma antiga vila de imigrantes alemães, ou até ir as compras na Malharia Imperial, que tem um pequeno Museu gratuito nos fundos da loja.

Aproveite as dicas e viaje com a Unidas Rent a Car.