Reserve agora

Porto de Galinhas é o maior fenômeno do litoral do Nordeste. Nenhuma outra praia ganhou tanta fama quanto este vilarejo a 60 km de Recife.

Você é até capaz de esquecer o resto do litoral pernambucano para gastar uma semana só ali. Tudo por causa das piscinas naturais mais bonitas e acessíveis de toda a costa brasileira, que se formam bem de frente a praia de Porto de Galinhas. O visual dá um show na maré baixa, quando os arrecifes emergem e as jangadas partem com turistas para o passeio.

Porto de Galinhas, porém, não se resume apenas às suas piscinas naturais. Para ambos os lados do centrinho da vila, há praias perfeitas para fincar o guarda-sol. As areias são muitas. De um lado está a Praia do Cupe, que tem mar agitado e concentra a maioria dos hotéis e pousadas de Porto de Galinhas (o melhor ponto da praia para o banho de mar é o chamado Pontal do Cupe, onde o mar é mais calmo e com piscinas naturais).

Logo adiante fica a Praia de Muro Alto, uma espécie de condomínio de resorts pé-na-areia. Lá estão o badalado Nannai, com seus bangalôs em estilo polinésio, e o Sumerville, o preferido das famílias com crianças. Mas a praia é acessível a todos. Muro Alto tem uma grande barreira reta de corais (daí o nome da praia). Na maré baixa, essa barreira represa a água do mar formando uma grande piscina. Há caiaques e pranchas de stand up paddle para alugar. Mas não há barracas e restaurantes, a estrutura oferecida para os visitantes fica por conta de ambulantes que alugam cadeiras e servem bebidas. A menos, é claro, que você esteja hospedado em um dos resorts.

Para o outro lado de Porto de Galinhas, no sentido sul, é bem fácil chegar (são apenas 2km) à vizinha Praia de Maracaípe, uma enseada longa, com ondas, que reúne a galera do surfe. Maracaípe cresceu muito nos últimos anos, está bem mais urbanizada. Mesmo assim mantém a vibe tranquila e largadona que os surfistas deixaram de herança. No chamado Pontal de Maracaípe, na foz do rio, o pessoal se junta para assistir ao pôr do sol e fazer um passeio de jangada pelo manguezal com direito a ver cavalos-marinhos. Os bugueiros da cidade oferecem um giro por todas essas praias, mas quem está de carro alugado pode chegar a todas elas sem dificuldade, fazendo os mesmos caminhos dos bugues, que são proibidos de circular pela areia.

Já a vila de Porto de Galinha está bem incrementada, com lojas transadas, algumas delas com artesanato fino e roupas caras. Olhar vitrines faz parte do passeio noturno. A Rua Esperança, a principal, é um calçadão agradável. Há ótimos restaurantes para jantar, como o Beijupirá, que virou uma instituição local. Serve pratos que misturam peixes e frutas, seguindo uma fusão da culinária brasileira com a tailandesa e indiana.

Quem dispõe de quatro dias pode aproveitar para ir mais longe: até a Praia dos Carneiros, que é a mais bela do litoral pernambucano. As fotos não mentem. São apenas 45km de Porto de Galinhas. Desde a inauguração da ponte sobre o rio Ariquindá, não é mais necessário passar pelo centro de Tamandaré, o que economizou meia hora de viagem.

Carneiros é uma praia que vale por três, tem mar, rio e piscinas naturais. A Natureza realmente caprichou. E o homem colaborou, construindo uma singela igrejinha na areia da praia, a Igreja de São Benedito, que é o grande símbolo local.

Há cerca de dez anos, tudo ali era apenas uma grande fazenda de cocos, com acesso complicado. Nem havia placas para indicar a entrada de praia. Os únicos acessos eram em algumas poucas barracas de praia, que cobravam estacionamento e consumação mínima. Muita coisa, porém, mudou nesse pedaço. Carneiros se transformou na mais nova sensação do litoral de Pernambuco e não para de ganhar condomínios e casas de alto padrão. Virou o novo refúgio dos endinheirados de Recife. A vantagem é que, hoje, não faltam placas na rodovia PE-072, indicando as muitas entradas para a praia. A Barraca Bora-Bora é a mais conhecida e muvucada, pois recebe grupos de excursões que partem de Porto de Galinhas e das cidades vizinhas. A dica, para quem quer um lugar transado e mais sossegado, é seguir para o restaurante Beijupirá, que abriu uma filial em Carneiros. O restaurante fica num trecho estratégico da praia, bem próximo das piscinas naturais. Dali é possível curtir Carneiros, com tranquilidade e muito estilo. E vale a pena, pois Carneiros é um show, o complemento perfeito de uma viagem pelo belo litoral sul pernambucano.

 Pintou aquela vontade de conhecer Porto? Então não esquece: programe sua viagem com antecedência e alugue seu carro na Unidas.