Alugue um carro
Alugue um carro aqui

13 destinos de cidades históricas para você conhecer no Brasil

Viajar e ainda conhecer nossa cultura, história e arquitetura: dá para fazer tudo isso em diversas cidades coloniais dentro do Brasil. Então confira abaixo 13 destinos históricos para se explorar em todo o país!  

Por ter mais de 500 anos, o Brasil reúne muita história em todos seus cantos. Elas permanecem conservadas em cidades históricas nas mais diversas regiões e hoje atraem - com razão - muitos turistas. Por isso, se você quer descansar e ainda ter a experiência de voltar no tempo, aqui vai uma lista de cidades históricas imperdíveis ao redor do Brasil!

  1. Ouro Preto - MG

Como dissemos neste texto, Ouro Preto faz parte do circuito da Estrada Real, que reúne diversas cidades coloniais entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela é a maior e mais famosa cidade do trajeto e foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Sociedade em 1980. No destino, é possível encontrar muita arte barroca, igrejas repletas de ouro e arquitetura super preservada - além do melhor da culinária mineira. Mas não para por aí: as estreitas ruas de pedra atraem muitos universitários durante o ano, e o carnaval de Ouro Preto já é referência nacional!  

  1. Mariana - MG

Mariana é pertinho  de Ouro Preto e fica a apenas 14km de sua cidade vizinha - que é maior e mais agitada. A cidade foi a primeira capital de Minas Gerais e a mais rica do ciclo do ouro. Portanto espere ver circuitos de igrejas e centros históricos esbanjando arquitetura e grande riqueza de detalhes. Quando estiver lá não deixe de visitar a Praça Minas Gerais e bater pernas ao redor da Praça Gomes Freire: garantimos que o clima colonial tomará conta de você!

  1. Paraty - RJ

Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Paraty encanta pelas suas ruas de pedra e casas coloniais emoldurando belas paisagens. O engenho de açúcar tornou a cidade um grande polo econômico em 1667 e as lembranças ficam até hoje. O destino porém oferece muito mais: passeios de barco e lindíssimas praias esperam os turistas para um descanso completo! Pela sua importância, Paraty é a sede da FLIP, maior evento de literatura nacional.

  1. Petrópolis - RJ

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis fica na região serrana do Rio de Janeiro e é um refúgio para os cariocas que procuram climas mais amenos. A cidade foi fundada por Dom Pedro II em 1843 e hoje possui palácios e importantes prédios conservados para visitação pelos turistas - como por exemplo o Palácio (hoje Museu) Imperial, o Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha, considerado o maior do país.

  1. São Luiz do Paraitinga - SP

São Luiz do Paraitinga é uma pequena cidade que fica a 187 km de São Paulo. Seu centro já é um charme por si só com sua arquitetura colonial, mas a região também tem muitas atividades envolvendo natureza e ecoturismo para oferecer: como o Parque Estadual da Serra do Mar ou rafting no rio Paraibuna. A cidade também é famosa - e lotada - pelo seu carnaval, onde concentra diversos foliões em tradicionais bloco de marchinha!

  1. Salvador - BA

Capital da Bahia, Salvador foi descoberta em 1510 e se tornou a sede colonial portuguesa no Brasil - o que significa que a cidade guarda muitas riquezas até hoje, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O centro, ao redor do Pelourinho, faz você se sentir num filme e recebe milhares de turistas em todas as épocas do ano. Mas não para por aí: além das pequenas ruas coloniais, Salvador ainda possui muitas praias e o maior carnaval do Brasil.

  1. Porto Seguro - BA

Porto Seguro foi a primeira região do Brasil vista pelos portugueses. A partir daí não demorou para logo ser criado um vilarejo com casas, capelas e armazéns - que existem até hoje. A cidade atualmente é um dos maiores destinos turísticos do nordeste brasileiro por suas belas praias e paisagens paradisíacas. Porém se você pretende ir a região, não deixe de visitar o Marco do Descobrimento, as construções históricas e a Igreja Nossa Senhora da Pena.

  1. Olinda - PE

Assim como Ouro Preto, Olinda também recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1982. A cidade, que já foi capital de Pernambuco, hoje abriga ruas repletas de arquitetura e igrejas com influências do barroco - além de formar lindas paisagens com o mar como plano de fundo. Durante o verão proporciona um dos melhores carnavais do Brasil, com blocos na rua desde dezembro.

  1. São Luís - MA

A capital do Maranhão, São Luís, foi fundada em 1612 por influência dos franceses, construindo um centro histórico com uma estética diferente dos demais. Por esta razão, ao longo dos anos a cidade foi restaurada e hoje é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, atraindo milhares de turistas todos os anos.

  1. Penedo - AL

Partindo ao sul de Alagoas, apenas a 170 km de Maceió e a beira do Rio São Francisco, Penedo é uma das cidades mais antigas do estado. Na era colonial o vilarejo era utilizado para o comércio - o que hoje forma seu rico centro histórico, concentrando igrejas, museus e arquitetura típica da época.

  1. São Cristóvão - SE

Ao lado de Aracaju, São Cristóvão foi fundada em 1590 e é uma das cidades mais antigas do país. Seu conjunto arquitetônico está preservado no centro histórico e, pela sua colonização espanhola, traz grande influência desta cultura nos traços. A Praça de São Francisco, ambiente que atrai muitos turistas, foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - ou seja, é mais um motivo para visitá-la!

  1. Cidade de Goiás - GO

Outro Patrimônio Mundial da UNESCO, a Cidade de Goiás é pouco conhecida pelos turistas, mas suas ruas nos levam diretamente para o século 18. Seu centro histórico tem muito charme e ainda é possível conferir pontos com o Rio Vermelho e a casa de Cora Coralina.

  1. São Francisco do Sul - SC

O sul também tem cidades com puro charme colonial! São Francisco do Sul, a 192 km de Florianópolis, mantém uma grande mistura entre culturas espanholas, francesas e africanas. Diversos prédios do centro já foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ali é possível encontrar museus, comércio e gastronomia - além das belas praias que a cidade possui.

E aí, bateu aquela vontade de viajar e explorar todas as riquezas históricas que o Brasil possui? Seja praia ou interior, carnaval ou calmaria: vamos juntos! Acesse já nosso site para alugar um carro que mais se adeque ao destino e: pé na estrada!