Alugue um carro
Alugue um carro aqui

10 destinos com piscinas naturais para visitar perto de São Paulo

No meio de tantos prédios, é difícil imaginar que perto da capital paulista existam águas cristalinas e cachoeiras refrescantes. Por isso, listamos abaixo alguns desses destinos para curtirmos no verão!

Mergulhar em águas límpidas em cenários de tirar o fôlego revigora qualquer rotina - e elas estão muito mais perto do que imaginamos! Seja litoral ou interior, existem diversas piscinas naturais próximas à selva de pedra. Então que tal aproveitá-las no próximo final de semana?

1. Ilhabela - SP

A ilha mais famosa do estado não decepciona quando o assunto são paisagens. Suas belas praias atraem milhares de turistas ao longo do ano - oferecendo muito descanso para todos. Porém, que tal explorar belezas além do tradicional circuito da cidade? Partindo da Ponta de Sepituba, numa trilha de 1 hora, é possível alcançar a Cachoeira da Lage. Já no sul da ilha, em uma trilha de apenas 15 minutos, a Cachoeira do Paquetá te espera!

2. São Sebastião - SP

Localizada a cerca de 200 km da capital paulista, São Sebastião também encanta pela sua grande variedade de belas praias. Porém, pouco explorada e a apenas 15 minutos do centro da cidade, a Praia de Guaecá atrai pelo seu mar cristalino e areias branquinhas. Ao final dela, uma piscina natural se forma e o melhor: é possível ver animais marinhos como tartarugas e cardumes de peixes

3. Bertioga - SP

Pertinho de São Paulo, a apenas 115 km, Bertioga também mantém uma bela - e desconhecida - piscina natural. A Praia de Itaguaré é formada pelo encontro de águas de mar e rio e o cenário ideal para se banhar e descansar junto a natureza - uma vez que o local ainda é deserto. Para chegar basta pegar uma trilha na última rua de Riviera de São Lourenço. Em apenas 5 minutos de caminhada você estará em um lugar paradisíaco!

4. Ubatuba - SP

Ainda no litoral norte paulista, a Cachoeira do Prumirim se forma a cerca de 19km do centro de Ubatuba. Em meio à mata nativa, a queda d’água conta com três poços para visitação - um deles formando uma hidromassagem natural. Então se você precisa de um banho de águas geladinhas com muuuita natureza ao entorno, essa é a pedida certa!

5. Ilha do Cardoso - SP

Partindo ao litoral sul do estado, a Ilha do Cardoso reúne muitas praias e reservas naturais. Localizada na cidade de Cananéia, a ilha possui a Praia da Lage. Ela conta com diversas piscinas naturais paradisíacas para qualquer turista se banhar e aproveitar as belas paisagens oferecidas. Para este destino, porém, você deve ser mais aventureiro: a trilha exige uma boa caminhada e a mata é fechada. Por isso, recomenda-se a presença de um guia durante o passeio!

6. Socorro - SP

No interior de São Paulo também é possível desfrutar de incríveis piscinas naturais. Em Socorro, a Gruta do Anjo fica dentro de uma formação rochosa e é destino ideal para almas aventureiras. Ao se banhar nas águas deve-se tomar cuidado: em determinados pontos, a profundidade chega a 4 metros! Acessar a gruta é fácil: basta pegar um pedalinho na Pousada Gruta do Anjo, no valor de 25 reais por pessoa.

7. Lavrinhas - SP

Na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, Lavrinhas é um município que traz muitas paisagens deslumbrantes e abundância de águas cristalinas para todos os turistas. A principal atração é o Poço Azul, onde o acesso é feito via trilha de aproximadamente 1 hora. Outra cachoeira que merece atenção na cidade é a Cachoeira da Pedreira, localizada em um dos acessos da rodovia SP-58. Sua trilha é curta, de apenas 600m, e compensa pela mistura de azul e verde das águas!

 8. Visconde de Mauá - RJ

Já no estado do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá está localizada numa região de serras e abriga muitas cachoeiras e piscinas naturais. Nossa dica é guiar a viagem para a Vila da Maromba, onde são localizadas muitas piscinas e cachoeiras de água cristalinas. Atualmente são mais de 100 quedas d’água catalogadas - dessas, várias são de fácil acesso e dispensam a presença de guias turísticos!

9. Paraty - RJ

Se engana quem pensa que Paraty encanta apenas pelas suas ruas coloniais e arquitetura histórica, conforme dissemos nesse texto. A cidade oferece muitas opções de ecoturismo e natureza que formam belíssimas paisagens. A Cachoeira do Saco Bravo, por exemplo, forma uma piscina natural em meio a rochedos com efeito de borda infinita. Mas cuidado! Para ir até ela é necessário profissionais para guiar por uma trilha de aproximadamente 4 horas.

10. Trindade - RJ

A Vila de Trindade ainda fica em Paraty, mas tem reconhecimento próprio por atrair muitos turistas em suas praias ao longo dos anos. Lá é possível visitar a piscina natural do Cachadaço. Ela é formada de água salgada - e super cristalina - que fica contida entre rochas no final da Praia de Cachadaço. Para ter acesso, basta fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos - ou para os menos aventureiros, pegar um barco que te leva até lá!

E aí? Depois desse texto deu até vontade de dar um mergulho, né?! Então tá esperando o que para alugar um carro e cair na estrada procurando a piscina natural mais paradisíaca? Vamos juntos!