Alugue um carro
Alugue um carro aqui

32 Praias para você aproveitar entre Maceió e Maragogi

Alagoas tem alguns dos melhores destinos do mundo para quem gosta de Praia: Maceió, Paripueira, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Maragogi… Cada um desses lugares renderia uma viagem incrível, mas e se você juntasse tudo num roteiro praiano dos sonhos?

 

Para fazer o tour perfeito entre Maceió e Maragogi, criamos uma lista com todas as praias que você pode conhecer neste trecho do litoral alagoano. Vamos juntos?

 

1. Comece sua viagem um pouco antes de Maceió: pela Praia do Gunga. Prainha tranquila, de areias brancas, fininhas e que fica entre uma lagoa de água salgada e o mar. E pra ficar ainda melhor: tem um passeio incrível de buggy pelas falésias. Ah, contamos que é considerada uma das mais bonitas do Brasil?

Praias entre Maceió e Maragogi - Praia do Gunga

 

2. De lá, você vai passar pela Barra de São Miguel: um lugar de águas verdes e muito calmas, devido à barreira de corais. Lá você encontrará excelente infraestrutura de hotéis e restaurantes, além de um povo gentil e acolhedor.

3. Muito próximo dali fica a Praia do Francês, uma das mais conhecidas de Alagoas: de um lado os coqueirais paradisíacos e boas ondas para surfar, do outro temos verdadeiras piscinas naturais formadas pela barreira de corais, além de barracas com todo tipo de frutos do mar.

4. Se você preferir, a Praia do Saco oferece uma paisagem mais rústica e tranquila.

5. No caminho para Maceió você passará pela Ilha de Santa Rita, que oferece uma praia incrível na beira da Lagoa Mundaú e até passeios por comunidades ainda preservadas dos quilombolas. Você também pode se programar para ver o pôr do sol pelo mirante da Ilha.

6. Da Ilha você acessa Maceió pelo bairro do Pontal da Barra, cheio de lojinhas de artesanato e onde fica a Rua das Rendeiras, um lugar incrível onde você pode vê-las produzindo suas rendas e comprar algumas para levar de lembrancinha.

7. Já em Maceió, a primeira praia que você vai ver será a Praia de Pajuçara, onde piscinas naturais permitem relaxar, ver peixinhos e curtir as águas com poucas ondas. Lá também acontece uma feirinha de artesanato que vale a pena conferir.

Praias entre Maceió e Maragogi - Praia de Pajuçara

 

8. Seguindo o roteiro, procure passar pela Praia da Ponta Verde: mar manso, coqueiros lindos que fazem sombra para um bom descanso na beira da praia. E é lá que você encontra o letreiro EU AMO MACEIÓ, perfeito para aquela selfie de viagem. ;)

9. Do outro lado da cidade fica a Praia de Jatiúca, onde as ondas ficam mais fortes e altas, sem perder o colorido, construindo uma paisagem quase hipnótica de tão bonita.

10. Jacarecica é uma praia de grande extensão que marca a saída de Maceió. Ali você pega a Rodovia Norte, que nos acompanhará em boa parte do destino.

11. Logo chega-se a Guaxuma, praia bastante movimentada e com ótima infraestrutura para turistas que aproveitam temporadas mais longas.

12. Em seguida vem Ipioca, praia paradisíaca, com uma orla encantadora formada por areias brancas, coqueiros e águas cristalinas.

Praias entre Maceió e Maragogi - Ipioca

 

13. Já na Praia de Paripueira, logo em seguida, voltamos a encontrar piscinas naturais com águas tranquilas e que não costumam ficar tão cheias quanto as praias anteriores.

14. A Praia da Tabuba, que aparece a seguir, é super calma e recomendada para crianças e fica pouco antes do Rio Santo Antônio… 15. O Encontro do Rio Santo Antônio com o Mar, é um lugar mágico que todos precisam conhecer, nem que seja só numa passadinha.

16. Além de maravilhosa, a Barra de Santo Antônio guarda a entrada de uma estrada de terra que leva até a...

17. Na Praia do Carro Quebrado você verá as falésias mais incríveis do estado, com direito a um mirante para tirar as melhores fotos!

Praias entre Maceió e Maragogi - Praia do Carro Quebrado


18. Praia de Morros do Camaragibe, que fica à beira do Rio Camaragibe. É depois do rio que começa a chamada Rota Ecológica dos Milagres, que reúne as próximas 9 praias, mas aqui você precisará fazer uma volta de aproximadamente 30 km passando pela cidade de Passo do Camaragibe, onde fica a ponte mais próxima.

Rota Ecológica dos Milagres
A Rota começa em 19. Barra do Camaragibe, e passa por 20. Praia do Marceneiro, 21. Praia do Riacho, 22. São Miguel dos Milagres (uma das praias mais bonitas do mundo) 23. Praia do Toque, 24. Porto da Rua, 25. Tatuamunha, 26. Praia da Laje e termina na 27. Praia do Patacho. Todas essas praias são tidas como semi-desertas e, embora tenham boa infraestrutura próxima, são muito preservadas e tem pouca intervenção do homem na faixa de areia e em meio aos coqueirais que a contornam.

Praias entre Maceió e Maragogi - Rota Ecológica dos Milagres


28. Seguindo em direção ao Norte, depois de passar por Porto de Pedras, você precisará atravessar o rio Manguaba. Isso pode ser feito por meio de um pequeno ferryboat ou fazendo uma volta de mais ou menos 45 km para cruzar a ponte em Porto Calvo.

Se você decidir pela balsa o roteiro segue por: 29. Barreira do Boqueirão e 30. Barreiras, duas praias mais simples e menos procuradas, mas muuuuito bonitas.

31. Já em Japaratinga é onde você retomará o roteiro de praias se optar por cruzar o Rio Manguaba passando por Porto Calvo.

32. Logo depois vem São Bento e as primeiras praias e povoados de Maragogi, que são tão lindas e azuis que chegam a ser comparadas ao Caribe… E aí nem precisamos falar mais nada, né?

Praias entre Maceió e Maragogi - praias e povoados de Maragogi

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse pedacinho maravilhoso do Brasil, que tal alugar um carro com a gente e partir para conhecer? Vamos juntos!