Alugue um carro
Alugue um carro aqui

Dicas de passeio 2018: Conheça os Pontos Turísticos de Mangaratiba

Um lugar único para unir os amantes de praia, montanha, tranquilidade e aventura em total harmonia com a natureza.

Mangaratiba é um município do estado do Rio de Janeiro, a 85km da capital carioca e cheio de opções para quem busca contato com a natureza, seja para relaxar em águas rasas, ou se aventurar por trilhas montanhosas e passeios de barco. 

Separamos algumas dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade, organizados entre praias, natureza, cultura e também algumas dicas de passeio. Vamos juntos?

PRAIAS

 

A orla central de Mangaratiba é onde ficam ancoradas as embarcações que visitam a região. É dela que sai a maior parte dos passeios de barco Você pode aproveitar a faixa de areia, mas com toda essa movimentação de embarcações, não aconselhamos o mergulho.

Para curtir o mar e relaxar é melhor buscar algumas dessas outras opções:

PRAIA BRAVA: Não se engane pelo nome. A praia Brava na verdade é muito mansa e costuma ser mais frequentada pelos locais. Ela tem limite de visitação, ou seja: o lugar ideal para fugir da agitação. A dica é chegar cedo e levar tudo que precisa para passar o dia. 

PRAIA DE IBICUÍ: Uma praia pequena, mas muito movimentada e com ótima estrutura: restaurantes e quiosques com ótimo custo-benefício. As águas calmas e limpas atraem as famílias com crianças pequenas e os praticantes de esqui aquático. 

PRAIA DE MURIQUI: Talvez uma das praias mais urbanizadas da região, Muriqui tem movimento quase o ano todo, por isso conta com ótimas opções de bares, restaurantes e quiosques que ficam abertos até altas horas. É uma boa opção para quem busca atividades noturnas e boa gastronomia.

PRAIA DE SAÍ E SAIZINHO: Duas praias grandes e desertas, perfeitas para quem busca um lugar  calmo para relaxar. Um atrativo interessante para os aventureiros é o que restou de um antigo porto de minérios, hoje em ruínas.

PRAIA DE CONCEIÇÃO DE JACAREÍ: As águas verdes de Conceição de Jacareí marcam o início da faixa litorânea de Mangaratiba, logo na divisa com Angra dos Reis. É considerada uma opção mais sossegada, tanto pelo mar calmo e sem ondas quanto pela movimentação de turistas.

PRAIA DE JUNQUEIRA: Uma prainha pequena e reservada, com águas cristalinas e ideais para banho ou para uma boa pescaria.

PRAIA DO SACO: É aqui que desagua o Rio do Saco, um encontro de águas digno de apreciar. A praia tem uma urbanização mais simples e é mais procurada para quem gosta de praticar esportes.

PRAIA DA RIBEIRA: Outra boa opção para quem quer curtir a praia com os pequenos. O mar é calmo, a água limpa e perto da orla ainda tem uma pracinha com brinquedos para entreter a criançada.

NATUREZA

  

É claro que praia é natureza, mas Mangaratiba também oferece opções para quem quer trocar a areia pelas trilhas de mata atlântica e o mar a pelas águas doces dos rios e cachoeiras da região.

CACHOEIRA DE CONCEIÇÃO DE JACAREÍ: Nesta cachoeira a queda d’água forma uma piscina natural que permite a diversão da família toda. O acesso é seguro para todas as idades, e ainda há uma pedra lisa sobre a qual os mais aventureiros podem escorregar.

CACHOEIRA DA BENGALA: A Cachoeira se forma em um trecho em que o Rio do Saco faz uma curva e forma um verdadeiro piscinão natural onde a correnteza diminui, criando o espaço perfeito para relaxar na água.

CACHOEIRA DO VÉU DE NOIVA: Há boatos de que é a cachoeira mais bonita de Mangaratiba, mas vamos deixar que você julgue quando visitar. A dica aqui é aproveitar o passeio até lá, o caminho é incrível. ;)

CACHOEIRA DO POÇÃO: Formada por três quedas d’água, a cachoeira tem ainda uma piscina natural excelente para se refrescar.

CULTURA

 

Para quem também é curioso e interessado em história, a região conta ainda com atrações turísticas como museus, patrimônios históricos e espaços culturais.

INSTITUTO BOTO-CINZA: O ecossistema de Mangaratiba abriga uma das maiores populações de boto-cinza do mundo, que tem sofrido com a degradação ambiental. O Instituto boto-cinza promove a conscientização e se esforça para ajuda a preservar esta espécie. Uma de suas ações para isso é o turismo de observação dos botos, organizado em parceria com os pescadores locais. Vale a pena participar. ;)

MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA GUIA: Uma belíssima construção do século 19 e revestida com azulejos portugueses, a Igreja Matriz de Mangaratiba é uma das poucas construções do Litoral Brasileiro que ainda conserva suas características originais. Toda em estilo barroco, ela ainda guarda uma bela coleção de arte sacra.

MUSEU MUNICIPAL E ESPAÇO CULTURAL SOLAR DO BARÃO DE SAHY: Após a restauração, o Solar passou a hospedar exposições de arte, palestras e atividades culturais como cursos de violão, dança, artesanato, pintura e desenho. Além disso abriga o Museu Municipal de Mangaratiba, com documentos, registros fotográficos, móveis, quadros e moedas que datam do século XIV.

RUÍNAS IMPERIAIS DO POVOADO DO SACO E DAS FAZENDAS DE CAFÉ: Um verdadeiro registro histórico da época de ouro do café. O povoado foi uma das mais movimentadas e ricas regiões durante o século XIX, mas com a queda da produção do café tornou-se deserto. Hoje é foco de visitações turísticas e também um dos pontos de acesso para a Serra do Piloto e a Estrada do Atalho, uma das mais antigas do Brasil.

PASSEIOS

E para finalizar, há passeios completos que você pode fazer passando por estes e muitos outros lugares incríveis.

TRAVESSIA SERRA DO PILOTO-MAZOMBA: Se optar por cruzar a Serra do Piloto a dica é tomar muito cuidado na estrada: a paisagem paradisíaca é a recompensadora, mas se esconde por curvas sinuosas. Há um mirante, ruínas histórias e deliciosas cachoeiras pelo caminho.

PARQUE ESTADUAL DO CUNHAMBEBE: O parque também possui opções de trilhas que cruzam a mata atlântica local, entre elas a Trilha do Sahy que passa por poços e quedas d’água em direção ao Mirante do Sahy. O parque ainda oferece atividades como oficinas de artesanato e feiras ecológicas.

PASSEIOS DE BARCO: Há diversas opções para quem quer se aventurar ou dar uma volta tranquila pelo mar de Mangaratiba. A Escuna Corsário Negro, por exemplo, tem temática pirata e roteiros pré-definidos. Já o Navegart e O Sail Catamaran In Rio oferecem opções de aluguel de embarcações diversas para você se divertir com maior autonomia.

Com todas essas dicas você já sabe o que fazer, né? Praia ou montanha a Unidas quer estar sempre com você, faça uma reserva