Alugue um carro
Alugue um carro aqui

Dicas de Viagem: Tudo que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna

Às margens do Rio Doce, pairando sobre Governador Valadares – Minas Gerais, o Pico da Ibituruna oferece trilhas, escalada, rapel, voo livre e uma paisagem indescritível.

A 1.123 metros do nível do mar encontra-se o Pico da Ibituruna: um dos lugares mais apropriados do mundo para a prática do voo livre. Mas não é só de aventura aérea que vive a região. Dá para encontrar outras atividades radicais e também opções para quem prefere a tranquilidade. Vamos juntos conhecer tudo o que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna?

 

Tudo que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna Vale do Rio Doce Governador Valadares

 

Acesso:
Para chegar ao Pico você precisará passar por Governador Valadares. Do centro da cidade até o alto do Pico são cerca de 30 minutos de carro em uma subida constante, ou seja, você vai precisar contar com um carro da Unidas potente para chegar até lá com tranquilidade.

A estrada é muito bem sinalizada, o que permite desligar o GPS e curtir o caminho apreciando a paisagem, enquanto presta atenção nas placas. O trecho varia entre calçamento e asfalto, uma vantagem que permite viajar mesmo em dias chuvosos, caso você queira curtir um final de semana romântico na Pousada da Serra.

Aliás, se você quer aproveitar tudo o que o Pico da Ibituruna tem a oferecer, aconselhamos buscar hospedagem por lá mesmo: é mais fresquinho, perto da natureza e assim você não precisa fazer a viagem de volta #ficadica

O que fazer por lá?
À primeira vista, pode parecer que é só uma montanha: você vai subir, ver a paisagem, aproveitar a natureza e voltar para se hospedar e aproveitar a cidade de Governador Valadares. #SóQueNão

O Pico da Ibituruna está cheio de atrações e atividades interessantes para você não precisar sair de lá:

 

Tudo que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna Vale Silvestre Rio Doce Governador Valadares


1) Voo livre:
O Pico da Ibituruna é um dos melhores lugares para praticar voo livre, isso atrai praticantes do mundo todo, além de campeonatos que deixam o céu da região pontilhado com as cores de asas-deltas e parapentes.

O local conta com uma rampa de voo de livre acesso, mas não oferece instrutores ou equipamentos. Então, se você estiver indo ao Pico com a intenção de voar, é preciso ir com seu próprio equipamento, com algum instrutor ou procurar empresas que oferecem este serviço em Governador Valadares (portanto se programe com antecedência).

2) Trilhas e passeios:
Na volta do Pico fica o Vale Silvestre, um Eco-Park com pedalinhos, passeios de caiaque, trilhas para caminhada com observação da fauna e flora, arvorismo e piscina, tudo com infraestrutura de primeira.

3) Escalada e rapel:
O Pico da Ibituruna conta também com diversas trilhas de escalada e rapel. Para subir, as trilhas mais conhecidas são a Via do Ralf e a Via do Catão, ambas com cerca de 400 metros de altura. Já para descer, as trilhas mais procuradas são o Rapel da Santa e o Rapel do Mirante. Mas, além da possibilidade de escalar a montanha, em uma visita ao Eco-Park você também pode praticar outro tipo de subida: o local possui paredes artificiais de escalada com alturas menores e menos arriscadas.

 

Tudo que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna Vale Silvestre Rio Doce

 

4) Tirolesa:
Outra forma de descer a montanha é se aventurar por uma tirolesa. A opção oferece adrenalina e é uma das maneiras mais incríveis de apreciar a paisagem, que só perde para o voo livre.

5) Mountain bike:
Você também pode curtir a adrenalina pelas trilhas de mountain bike. Segundo os praticantes, a descida de mountain do Pico da Ibituruna é uma das mais desafiadoras do Brasil, portanto lembre-se de tomar muito cuidado!

6) Hospedagem e alimentação:
A melhor parte de visitar o Pico da Ibituruna é que você pode aproveitar toda aquela “vibe” interiorana, rodeado pela natureza, sem se preocupar com sacos de dormir ou em estocar comida no carro. Há pousadas e lanchonetes com boas opções de alojamento e alimentação com ótimo custo-benefício.

7) Atrações infantis:
E pra quem está achando que este não é um destino muito adequado para crianças, não se engane! Além de contar com uma infraestrutura de primeira, que oferece segurança e comodidade para quem viaja com os pequenos, o Pico da Ibituruna também reserva atrações muito bacanas para os pequenos. No local ficam a Casa do Papai Noel, a Casa do Pica-Pau e a Casa dos Três Porquinhos e o Lobo-mau. Todas são decoradas e fofinhas e podem ser visitadas por dentro. Há também um disco voador com estátuas de extraterrestres que homenageiam uma história interessante da região: dizem que um senhor foi abduzido e estudado por alienígenas em Marte. Ele teria
desaparecido de onde morava no Pico da Ibituruna e reaparecido em Montes Claros, 4 horas depois. O detalhe: a cidade fica a 7 horas de distância.

Quem diria que uma montanha poderia oferecer tantas coisas legais, não é? Seja para conhecer melhor essa história do homem que foi abduzido, para curtir a natureza do Vale Silvestre ou para se aventurar pelos ares do Pico da Ibituruna, a Unidas está ponta para te levar até lá! Clique aqui e alugue um carro! O Pico da Ibituruna está pronto para te surpreender.