Alugue um carro
Alugue um carro aqui

O que fazer em Bauru: 6 pontos turísticos que você precisa conhecer

Sabe aquele sanduíche que vai presunto, queijo e tomate no pão de forma? Pois é, ele foi inventado na cidade de Bauru e batizado com o mesmo nome. Mas Bauru é muito mais que o berço deste famoso sanduíche. Para quem gosta de viajar, a cidade oferece muitas opções de passeios turísticos para um fim de semana surpreendente.

Além de uma cidade com diversas áreas ambientais preservadas, Bauru tem muitos lugares interessantes para se conhecer. Confira a lista com dicas que fizemos para vocês aproveitar a cidade.

1 – Visitar o templo Tenrikyo

O templo que começou a ser construído em 1960, possui uma bela arquitetura e jardim nos moldes orientais. Sede missionária da igreja japonesa Tenrikyo aqui no Brasil, é aberta para visitações. Vale a pena conhecer para quem gosta de apreciar arquitetura e natureza no mesmo ambiente.

2 – Trilha ecológica no Jardim Botânico Municipal de Bauru

Para os “trilheiros” de plantão, a melhor pedida é a trilha ecológica do Jardim Botânico Municipal de Bauru. Uma atração que foi aberta à visitação na década de 1990 e conta com 1.080 metros de percurso, que coloca os visitantes em contato direto com a natureza, permitindo se observar diferentes tipos de espécies vegetais e plantas nativas.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru também é um local muito rico para trabalhos de Educação Ambiental. Além disso, sempre recebe diversas exposições incríveis e conta com projetos como o Livro Livre – feira de troca de livros. Vale a pena conferir e aproveitar para trocar seus livros!

3 – Piquenique no Bosque da Comunidade

Um lugar para aproveitar a Natureza bem no meio da cidade, o Bosque da Comunidade José Guedes de Azevedo é um convite para se fazer piquenique em família, com parquinho para crianças, ou ainda um refúgio para quem quer ler um livro embaixo da copa de uma de suas imensas árvores. O parque existe há mais de 40 anos e é um dos cartões postais da cidade de Bauru.

4 – Conhecer o Museu Ferroviário

A cidade de Bauru nasceu a partir do cruzamento de duas estradas de ferro, a Noroeste do Brasil, Sorocabana e da Rede Ferroviária Federal. E é por isso que a cidade tem uma das mais ricas histórias sobre ferrovias do Brasil. Maior parte desta história é retratada no Museu Ferroviário de Bauru, que foi inaugurado em 11 de julho de 1969, mas só em 26 de agosto de 1989 que ganhou sua primeira exposição permanente. A coleção de grande relevância para a história, começou com uma campanha de doação que resultou em peças e obras que são verdadeiras relíquias. Pra quem gosta de história é uma ótima pedida.

5 – Apreciar uma exposição na Pinacoteca

A Pinacoteca Municipal de Bauru faz parte do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e atua na cidade como espaço de ensino, preservação e fomento das Artes Visuais. Os organizadores afirmam que a proposta principal é constituir um acervo municipal e mapeá-lo, conservá-lo, estudá-lo e comunicá-lo. Vale muito a pena conhecer a história através dos seus acervos.

6 – Comer o verdadeiro Bauru

E quem vai a Bauru, não pode deixar de provar também do turismo gastronômico da cidade: comer o verdadeiro e original sanduíche que leva o mesmo nome. O Conselho Municipal de Turismo tem até uma certificação para os restaurantes que servem o lanche respeitando a receita original. Confira aqui a lista de lugares certificados:

http://www2.bauru.sp.gov.br/sedecon/turismo.aspx

E aí ficou com vontade de conhecer esta cidade cheia de história e atrações legais? Alugue um carro com a Unidas e vamos juntos!