Alugue um carro
Alugue um carro aqui

O que fazer em Curitiba: Conheça 10 pontos turísticos imperdíveis

Curitiba já foi eleita como a cidade mais verde da América Latina e não é à toa. Ruas arborizadas, parques e bosques fazem jus para capital paranaense merecer o título. Além disso, a cidade teve forte influência da colonização europeia e por lá, museus, memoriais e bairros inteiros trazem um pouco dessas culturas. Tornando assim, uma cidade ainda mais interessante para o turismo. 

O melhor de tudo é que a cidade é muito bem sinalizada, as atrações ficam próximas. De carro você consegue se locomover facilmente de um ponto ao outro, podendo até mesmo visitar várias atrações no mesmo dia. Selecionamos 10 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer. Confira e vamos juntos!

Jardim Botânico

Cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba vive repleto de turistas. Seus jardins geométricos inspirados nos jardins franceses chamam tanto a atenção quanto a estufa metálica inspirada num palácio de cristal londrino do século XIX. O lugar é ideal para tirar belas fotos, caminhar ou somente contemplar a paisagem. Também vale a pena conhecer o jardim sensorial com uma grande riqueza de espécies.

Ópera de Arame

Feita de uma estrutura tubular em meio à mata, a Ópera de Arame é outro lugar que também atrai inúmeros turistas por conta de sua beleza sem igual. O espaço de eventos agora tem um palco flutuante com ritmos variados tocando praticamente o dia inteiro. Em frente há um restaurante moderninho decorado com obras de arte, onde você pode comer alguma coisa enquanto curte um show. A cascata de 10 metros, o lago das carpas e a vegetação ajudam a compor o cenário para belas fotos.

MON - Museu Oscar Niemeyer

Considerado o maior museu de arte da América Latina, o "Museu do Olho", como é conhecido, chama a atenção por sua arquitetura e do lado de fora já rende belas fotos. Exposições temporárias e permanentes fazem parte da programação que conta também com oficinas, visitas guiadas e outras atividades. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.

Bosque João Paulo II

Bem pertinho do Museu Oscar Niemeyer, o "Bosque do Papa" como é conhecido é dos parques mais importantes de Curitiba. Ele abriga na área central da cidade, uma reserva de araucárias, preservada no projeto paisagístico de Burle Marx. O parque que homenageia os imigrantes poloneses, conta com casas típicas polonesas, um monumento em homenagem a Nicolau Copérnico e uma estátua do Papa João Paulo II. Além disso, oferece também ciclovia, trilhas, parque para as crianças, uma casa com souvenires e quitutes típicos poloneses.

Torre Panorâmica

Localizada no ponto mais alto da capital paranaense, a torre oferece uma vista 360º de toda a cidade. A vista é bonita a qualquer hora do dia, mas no pôr do sol fica ainda melhor. É a única torre de telecomunicações do Brasil que tem um mirante aberto para visitação do público. Com quase 110 metros de altura, o equivalente a um edifício de 40 andares, a torre é uma boa pedida de passeio faça chuva ou faça sol.

Parque Tanguá

O parque construído numa antiga pedreira é amplo e cheio de atrativos para pessoas de todas as idades. Ele tem duas torres que formam um mirante perfeito para contemplar o pôr do sol. Além disso, conta com cascata, lagos, túnel artificial, lanchonete, loja de artesanatos, ciclovia e pista de corrida. Ufa! Para conhecer tudo isso sem pressa vá com tempo.

Bosque do Alemão

Em meio à mata nativa o bosque tem nascentes de água doce e atrações para celebrar a cultura alemã. É um ótimo local para você relaxar e tirar fotos. É também ideal para levar a criançada para participar da Hora do Conto, atividade de contação de histórias infantis. Além disso, o que mais você pode conhecer por lá? A Torre dos Filósofos é uma estrutura de madeira perfeita para apreciar a vista da cidade. Já o Oratório Bach é uma sala para realização de concertos musicais, construída em homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. Ao lado dele há uma lanchonete que oferece delícias da culinária alemã. O ponto alto do parque é a trilha João e Maria, um caminho arborizado que tem azulejos contando a história dos irmãos Grimm, escrita em 1812 e tão conhecida por diversas gerações. Por fim, o Portal Alemão impressiona pela grandeza e beleza. Ele é a réplica da fachada de uma casa construída por imigrantes alemães no centro histórico de Curitiba.

Memorial Ucraniano


Dentro do Parque Tingui é possível visitar um pedacinho da Ucrânia em Curitiba. O memorial celebra o centenário da chegada dos imigrantes ucranianos na capital paranaense. Chamam a atenção o portal e a réplica da igreja ucraniana de São Miguel, feitos em madeira no estilo bizantino. Dentro dela, há uma exposição permanente de ícones, bordados e pêssankas (ovos pintados à mão). O memorial conta ainda com uma loja de artesanatos que funciona numa casa típica ucraniana. Se quiser você pode visitar o Parque Tingui e depois conhecer o memorial para dar um mergulho na cultura ucraniana sem sair da cidade.

Santa Felicidade

Santa Felicidade preserva e celebra a cultura italiana. Lá, dezenas de restaurantes, lojas de artesanato, móveis e vinícolas são um prato cheio para os visitantes passearem e fazerem refeições muito saborosas.

Largo da Ordem

Para aproveitar ao máximo o Centro Histórico de Curitiba o ideal é você parar o carro próximo e caminhar pelas ruas visitando as atrações. Você pode conhecer patrimônios históricos como a Igreja da Ordem, a mais antiga da cidade, o Bebedouro, a Casa Vermelha, dentre outros. No Memorial de Curitiba, uma exposição permanente no último andar, conta a história do surgimento da cidade. Aos domingos acontece a Feira do Largo da Ordem que reúne os mais variados artesanatos e uma rica gastronomia.

Depois de saber de todas essas atrações você não vê a hora de conhecer Curitiba? Bom, agora é só alugar um carro, fazer as malas e aproveitar ao máximo a viagem.