Alugue um carro
Alugue um carro aqui

O que fazer em Porto Alegre: 10 dicas de passeios pela capital

Sua próxima parada é o sul do Brasil? Então não deixe de passear por Porto Alegre. A capital gaúcha reúne muita cultura, agitação, lazer e boa gastronomia que agrada a todos os tipos de viajantes. Para facilitar seu roteiro, reunimos dicas de passeios imperdíveis que deixarão sua viagem muito mais gostosa.

 

Ideal para qualquer estação, Porto Alegre oferece muitas atividades para quem pretende visitá-la - seja por algumas horas ou alguns dias. A cidade conta com uma lista enorme de passeios durante o dia, além de uma agitada vida noturna que movimenta e lota as ruas da cidade baixa. Já está fazendo seu roteiro para o destino? Então confira abaixo as dicas do que você não deve perder durante sua estadia na capital gaúcha.

 

  1. Centro Histórico

Dicas de passeios para Porto Alegre - Centro Histórico

Conhecer o centro histórico das cidades é regra para quase todo destino turístico. Em Porto Alegre não é diferente. Nele é possível estacionar seu carro e explorar todas as ruas a pé, observando todos seus edifícios e pontos turísticos. Na Praça da Alfândega estão o Santander Cultural e o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). Já na Rua da Praia, além de diversos comércios, está a Casa de Cultura Mario Quintana. A Praça da Matriz concentra os prédios administrativos do estado e pontos como a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro.

 

  1. Mercado Público

Dicas de passeios para Porto Alegre - Mercado Público

Também localizado no centro histórico, o Mercado Público é um passeio que deve estar em seu roteiro. Seu prédio faz parte do Patrimônio Histórico de Porto Alegre e é parada obrigatória para visitas nas bancas com produtos típicos gaúchos. Além das compras, aproveite para almoçar por lá: as opções de restaurantes são as mais variadas! No fim da tarde, quem sabe você não sai de lá com seu chimarrão já pronto?

 

  1. Usina do Gasômetro

Dicas de passeios para Porto Alegre - Usina do Gasômetro

Localizada na beira do Lago Guaíba, a Usina da Gasômetro guarda muita história da capital. Marco-postal da cidade, ela foi construída em 1928 - a torre, posteriormente, em 1937 - e é um símbolo da Revolução Industrial no Brasil. Desativada, hoje ela abriga um grande centro cultural com 4 salas de exposição, teatro e cinema. Por conta disso, aos finais de semana seu entorno fica lotado de famílias aproveitando o lazer, cultura e paisagem que são ali oferecidos.  

 

  1. Orla do Guaíba

Dicas de passeios para Porto Alegre - Orla do Guaíba

Passear pela Orla do Guaíba é um passeio tradicional para todos os gaúchos. Um dos maiores orgulhos da cidade é assistir o sol se pondo em meio às águas do lago, tanto que aos finais de semana, a avenida que beira o Guaíba é fechada para automóveis. Por isso, após visitar a Usina do Gasômetro, guarde um tempinho para apreciar este espetáculo. Garantimos que não vai se arrepender!

 

  1. Museu Iberê Camargo

Dicas de passeios para Porto Alegre - Museu Iberê Camargo

O Museu Iberê Camargo já é uma obra de arte pela sua arquitetura. Porém, além de suas lindas curvas e janelas que dão para o Guaíba, ele também abriga exposições itinerantes. Por isso, a recomendação é visitá-lo com calma e ainda aproveitar para tomar um café com sua bela vista!

 

  1. Museu de Ciência e Tecnologia

Mantido pela PUC-RS, o Museu de Ciência e Tecnologia é ideal para viajantes com crianças. Com obras educativas e interativas, ele convida a todos a aprender muito sobre assuntos relacionados a pesquisas acadêmicas de forma didática e elucidativa.

 

  1. Estádios do Grêmio e Internacional

Dicas de passeios para Porto Alegre - Estádios do Grêmio e Internacional

Quando tem um jogo Grenal, todo porto-alegrense fica ligado na partida. Por isso, um dever de quem está na capital gaúcha é visitar seus os estádios dos maiores times do estado. Tanto o Beira-Rio, quanto a Arena do Grêmio oferecem visitas guiadas em suas arenas. Se você é fã de futebol, a parada é obrigatória!

 

  1. Parque Farroupilha

Dicas de passeios para Porto Alegre - Parque Farroupilha

Conhecido como Parque da Redenção, o Parque Farroupilha fica localizado na região central da cidade e deixa Porto Alegre mais arborizada - especialmente na primavera. Aos finais de semana, os gaúchos aproveitam o espaço para descansar com suas famílias e estenderem suas cangas para tomar um chimarrão sob o sol. No domingo o parque é ocupado pelo famoso Brique da Redenção, uma feira que conta com artesanato e antiguidades.

 

  1. Moinhos de Vento

Dicas de passeios para Porto Alegre - Moinhos de Vento

Um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre, Moinhos de Vento reúne restaurantes, lojas, shoppings e parques com alta preservação. Ali fica presente o Parque Moinhos de Vento, que possui um lago artificial, e o Jardins do DMAE - grande praça mantida pela empresa de saneamento local. Vale a pena a visita!

 

  1. Cidade Baixa

Procura a vida noturna e boêmia gaúcha? Então não pode deixar de conhecer a Cidade Baixa. O bairro, que fica logo abaixo do Parque da Farroupilha, conta com diversos restaurantes, bares e baladas para você aproveitar até o amanhecer. Além disso, lá é  situada a Travessa dos Venezianos - rua perfeita para você arrasar nas fotos, aproveitar as opções gastronômicas e encerrar as atividades do dia em grande estilo!

 

 

E aí, já ficou com vontade de conhecer toda a capital gaúcha? Não espere mais! Corra para nosso site, alugue um carro e planeje seu roteiro para explorar todos os cantos da cidade com o modelo ideal. Só não esqueça de provar uma boa cuia acompanhado de um bom chimarrão. Vamos Juntos!